Corpo alinhado e sem dores crônicas na coluna e articulações.

 

Armando Macedo é profissional do Método Rolf certificado pela Guild for Structural Integration - GSI. Clique aqui e digite o nome do profissional no campo "find" correspondente a "Find Pratitioners" do site americano.

Princípios básicos do Método Rolf

Método Rolf de Integração EstruturalO {tooltip}Método Rolf de Integração Estrutural{end-link}criado{end-tooltip} considera o corpo uma unidade funcional, onde a parte modifica o todo e vice-versa. Durante as sessões, por exemplo, é comum o trabalho nos pés ser sentido por meio de reações na região lombar ou cervical da coluna e vice-versa. É comum também o despertar de lembranças e emoções, embora isso não seja uma condição para o bom andamento do trabalho, uma vez que muito do que acontece numa sessão opera-se no nível do inconciente.

 

Uma boa postura - uma organização vertical mais econômica - depende da relação entre cada um dos segmentos que formam a estrutura corporal e destes com o corpo inteiro. Uma relação inadequada entre dois segmentos modifica a relação entre todos os segmentos e, portanto, modifica toda a estrutura corporal, da cabeça aos pés e vice-versa.

Externamente a organização da estrutura corporal depende do aspecto mecânico de sua relação com a força de gravidade; internamente, depende da qualidade de todas as suas funções orgânicas e mentais. Exemplo: toda inibição respiratória produzida como defesa contra vivências emocionais perturbadoras modifica a estrutura corporal e toda mudança na organização física da estrutura modifica a função respiratória e, em consequência, também a função mental (a emoção).


O Método Rolf de Integração Estrutural não trata de sintomas. Não trata de problemas localizados. Não trata, por exemplo, de uma tendinite no braço ou de uma bursite na articulação coxofemural. Não trata de um problema de ATM, mas trata das relações entre os segmentos corporais que produzem este e outros problemas que afligem principalmente adultos a partir dos 40 anos.


O profissional do método está apto, porém, a focar incialmente sua atenção no alívio do sintoma de modo a permitir que o trabalho de reorganização da estrutura corporal - o objetivo do método - flua com mais facilidade e conforto para quem o recebe. Entretanto, se toda a estrutura corporal não for adequadamente trabalhada, não há como esperar a permanência de qualquer ganho em relação a um sintoma específico. O alívio de uma dor lombar, por exemplo, será efêmero se o trabalho ficar limitado a apenas a este objetivo.

Método Rolf na imprensa

A Revista da Abrale publicou matéria sobre o Método Rolf, entrevistando vários profissionais da área. O texto, de autoria da jornalista Edna Vairoletti, é abrangente e tem um interesse especial por ter sido apresentado em uma publicação especializada da área médica. O arquivo com a cópia da matéria na íntegra pode ser lido ou baixado daqui.

Cada ser humano é único

"Cada ser humano é único, um mistério, uma curiosa constelação de energias, vivendo sempre a mesma questão: quem sou eu? Apesar da grande tentação de buscar uma fórmula, nós acreditamos que nenhuma pode oferecer uma resposta que seja válida para todos." Introdução aos vídeos da GSI - Guild for Structural Integration.

Convergência e cooperação

A organização da estrutura corporal em relação a seu eixo vertical promove suporte e sustentação. O peso que flui para o chão retorna como força que dá apoio e como energia que se transforma em movimento. A convergência e a cooperação substituem a divergência e o conflito. AM

Copyright © 2014 Método Rolf - Integração Estrutural. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0